O que é blog, vlog e microblog
Na Cibermídia Comunicação Marketing nós trabalhamos não só com a imprensa tradicional, mas também com todo o ecossistema de Blogs, vlogs e microblogs. Esses tipos de mídias digitais referem-se a categorias de sites de mídia social e seus conteúdos associados que utilizam plataformas conhecidas como WordPress, You Tube e Twitter, respectivamente. Essas mídias compartilham as características que definem a mídia social (conteúdo interativo, gerado pelo usuário, etc.), mas também podem ser consideradas de natureza episódica e/ou temática.
Por conceito, o conteúdo postado nessas mídias tende a girar em torno de um tópico ou tema específico, por exemplo, culinária ou comédia. Apesar das semelhanças, blogs, vlogs e microblogs diferem em relação a plataformas e conteúdos.
O que é um blog
Blogs (uma contração de “web logs”) são diários públicos on-line mantidos por indivíduos ou organizações (muitas vezes chamados de blogs corporativos para o último). Os blogs tradicionais são baseados em texto e as postagens geralmente variam de um a três parágrafos, com novas postagens ocorrendo semanalmente ou bimestralmente. As postagens multimídia que ocorrem com mais frequência superaram as postagens de texto tradicionais nos últimos anos.
Os blogs são hospedados por uma das muitas plataformas populares (por exemplo, Blogger, Tumblr e WordPress) ou por meio de aplicativos da Web em que as plataformas são aplicadas a sites pessoais. Os blogueiros também incluem um aplicativo RSS (really simple syndication) nas páginas principais para que os usuários na “blogosfera” possam se inscrever para receber atualizações.
O que é vlog
Vlogs (uma contração de “logs de vídeo”) usam conteúdo de vídeo como recurso principal. A plataforma de hospedagem de vídeo mais popular é o YouTube. Outras plataformas populares incluem Blip.tv e Vimeo. Ao contrário dos vídeos postados esporadicamente, os vlogs são de natureza episódica e são atualizados com alguma frequência, normalmente bimensalmente. As organizações criam canais para os seguidores se inscreverem e os vídeos individuais são avaliados (gostar/não gostar) e compartilhados em outras mídias (blogs, sites de redes sociais, etc.) pelos usuários.
O que é um microblog
Os microblogs diferem dos outros dois porque, embora sejam baseados em texto, o texto é limitado pelo número de caracteres. Exemplos de microblogs são o Facebook, Instagram e o Twitter. Os usuários podem “seguir” as pessoas das quais desejam receber atualizações.
Ao usar blogs, vlogs e microblogs, mantemos em vista o propósito organizacional e os resultados desejados do uso da mídia, bem como nos alinhamos com as diretrizes de cada um. É importante que sejam alocados recursos apropriados (pessoal, tempo, finanças, etc.) para essas mídias, já que devem ser atualizadas e mantidas com regularidade para serem eficazes.
Há ferramentas de análise que podem ser usadas para demonstrar a eficácia de programas e campanhas.